fbpx

Como aliviar o estresse e ansiedade: Truques fáceis e eficazes

O estresse e ansiedade cada vez afetam mais pessoas, veja truques e novos hábitos irão ajudar a melhorar sua saúde mental. Estes serão os tópicos abordados nessa postagem: 

  • Juventude do estresse e da ansiedade + Informações relevantes
  • Causas comuns dos problemas
  • Por que crianças estão sendo diagnosticadas com esses problemas
  • 9 truques e hábitos que irão eliminar os transtornos da sua rotina

Juventude do estresse e da ansiedade:

Transtornos mentais são cada vez mais comuns nas pessoas ao redor do planeta, um mundo mais conectado gera mais comparações, vidas maravilhosas são vendidas como se fossem comuns. Entretanto, muitas pessoas sofrem com rotinas pesadas e estressantes, medos, inseguranças, isso somente ao pensar no futuro, isso pode ser o principal fator para o desenvolvimento de estresse e ansiedade. Se você sofre com algum destes problemas, esta postagem irá lhe ajudar.

O que são estes transtornos:

Ao começar pelo estresse, segundo o site saude.gov.br: Estresse é a reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às novas situações.

Além disso, o estresse pode surgir de outros fatores que acontecem na rotina do dia a dia, como o convívio com pessoas que não fazem bem, a extrema cobrança que colocamos em nós mesmos, entre outros. Neste caso o problema pode ser mais simples de se resolver.

Em seguida a ansiedade, que segundo o saude.gov.br, o termo tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, etc. Porém, ansiedade nada mais é que a preocupação extrema e a sensação de perigo e pânico sem motivos aparentes, muitas vezes a pessoa que sofre uma crise nem sabe porquê está com aqueles sintomas. 

Sintomas da ansiedade: 

  • Respiração ofegante 
  • Falta de ar
  • Palpitações acelerada
  • Dores no peito
  • Agitação de pernas e braços
  • Tensão muscular
  • Tontura e sensação de desmaio
  • Enjoo e vômitos
  • Irritabilidade
  • Enxaquecas
  • Insônia
  • Dificuldade de concentração
  • Suor frio
  • Braço dormente
  • Medo constante

Se você sente parte desses sintomas é recomendado um tratamento psicológico, pois em alguns casos a ansiedade pode desencadear problemas mais graves ao indivíduo.

Por que esses problemas têm crescido?

Considerados uns dos males do século XXI, estes transtornos crescem pelo fato das pessoas viverem cada vez mais uma vida mais estressante, as rotinas não dão tempo para o cérebro descansar, o trabalho e o estudo tornam-se um fardo nas costas, sem espaço para o equilíbrio emocional a vida torna-se um problema, e os transtornos começam a dar sinais para o indivíduo aos poucos.

Além disso, acontecimentos podem gerar gatilhos para estas doenças, tais como: endividamento, morte de um ente querido, término de relacionamento e outras situações traumáticas. Estes fatos juntamente a cobrança excessiva, cargas altas de trabalho, convívio diário com pessoas tóxicas, vício em redes sociais, podem gerar problemas mais graves, como a depressão, por exemplo. 

De acordo com a OMS, nos últimos 15 anos houve um aumento expressivo na frequência de transtornos relacionados a estes sintomas no mundo todo, com o Brasil na liderança do ranking. Estima-se que 10% da população mundial sofra com transtornos de ansiedade em alguma fase da vida.

Causas mais comuns desses problemas:

Aqui vão algumas causas bem fáceis de identificar, mas lembre-se que uma pessoa é diferente da outra, o que é prejudicial para um, pode não ser para outro.

Uso desmoderado de redes sociais:

O mau uso das redes sociais por horas no dia, é uma das principais causas de transtornos psicológicos e alimentares, pois é comum influenciadores venderem uma vida perfeita, sendo que por trás todos temos problemas. No Instagram, por exemplo, há muito conteúdo nocivo para pessoas com baixa autoestima, e que passam por diversos problemas consigo mesmo.
Além disso, existem milhares de usuários mal intencionados nas redes, o que é assunto para outros temas. Entretanto, é extremamente importante que as pessoas procurem bons conteúdos, como conhecimento psicológico, dicas de alimentação, esportes e atividades físicas, entre outros. Sempre fugindo de tudo que se pareça com uma vida perfeita e cheia de sonhos.

Ambiente de trabalho estressante:

Embora existam várias causas de estresse para diferentes faixas-etárias, o trabalho é o principal causador desse transtorno, que se relaciona também com ansiedade e depressão. O ambiente profissional cobra demasiadamente de seus funcionários habilidades e posturas que nem sempre são possíveis de se entregar, pelo fato de virem sobrecarregadas. Problemas de administração, má convivência entre pessoas, transformação frequente do mercado, cargas horárias cada vez mais exploratórias, descaso com a saúde mental do funcionário, comparação excessiva, estes são os principais problemas que levam a queda de rendimento e degradação da saúde mental do trabalhador.

Falta de momentos de lazer:

Uma das causas mais comuns e mais fáceis de serem resolvidas. Vários indivíduos que sofrem com transtornos desencadeados pelo estresse e a preocupação excessiva, às vezes só estão viciados em trabalhar e estudar, esquecem de que o nosso cérebro não é uma máquina. Portanto, é necessário que as pessoas se desliguem do trabalho pelo menos por um tempo, saiam com a família, durmam melhor, se divirtam.

Por que crianças estão sendo diagnosticadas com esses problemas tão precocemente?

Nos últimos anos, crianças cada vez mais novas estão tendo acesso ao vasto mundo da internet sem nenhuma fiscalização dos responsáveis, o mundo digital é muito bom pra quem faz o uso moderado e busca informações, porém as crianças não tem nenhuma noção do que é bom ou ruim, do que é real e falso, ou seja, elas ficam totalmente vulneráveis ao lado ruim da web, acessando conteúdos nocivos até para um adulto.
Além disso, os perigos iminentes das redes são potencializados quando o usuário é menor de idade. Tais fatos que afetam crianças usuárias da internet, são refletidos na personalidade, crianças acima do peso tem acesso a conteúdos de influenciadores que possuem “um corpo perfeito“, crianças carentes têm acesso a conteúdos de influenciadores que ostentam de uma vida repleta de luxos. Isso não faz bem para uma mente que ainda está em formação

Alguns truques e hábitos que irão ajudar a eliminar estes problemas de sua vida


Prática de exercício físico:

O corpo humano não foi feito para ficar estagnado, hormônios benéficos para a saúde mental são liberados ao praticar atividade física, além de auxiliar em vários problemas físicos. Pratique esportes e verá um grande salto na sua qualidade de vida.


Cuidar bem do seu sono:

O sono é o período de descanso do cérebro após um dia cheio, se o indivíduo não dorme bem, nada no corpo irá funcionar corretamente. O ideal é que um ser humano adulto durma de 7 à 9 horas por dia, e mais importante que a quantidade é a qualidade, procure dormir em ambientes escuros e tranquilos e evite o uso de telas antes de dormir.


Diminuir o uso das redes sociais:

Como já mencionado, o uso desmoderado de redes sociais só trará malefícios ao usuário. Evite consumir conteúdo nocivo e inútil, fuja de vidas fáceis e extraordinárias, viva o mundo real, busque conhecimento na internet.

Organize melhor a rotina:

Acorde alguns minutos mais cedo, comece o dia tranquilamente sem pressa, alguns exercícios desse tipo irão ajudar a organizar a rotina de forma que fique tudo mais tranquila.


Pare de pensar excessivamente no futuro:

É comum fazer planos para o futuro, entretanto pessoas que pensam mais no futuro do que no presente podem viver com medo e insegurança. Pense mais no presente, viva o agora, aproveite as maravilhas da vida, curta o processo.

Scroll to Top